A Massagem: um mundo de bem-estar

massagem em torres vedras

A massagem, relaxante ou terapêutica, tem efeitos benéficos quase ilimitados para a saúde. São, por isso, utilizadas numa variedade de situações, desde o relaxamento comum até casos extremos, como nos cuidados paliativos. Também, não necessitam de ser aplicadas exclusivamente como um tratamento pós-trauma, já que a sua acção tem muitos componentes úteis à prevenção.

Parte da razão dessa polivalência é o facto de a massagem não ter dor associada, conseguindo mesmo assim efeitos notáveis, como a redução dos níveis de cortisol, a hormona criada pelo stress. De facto, as técnicas de massagem promovem a circulação sanguínea e linfática, mas também aumentam o fluxo de nutrientes no organismo, solucionam edemas e tratam hematomas e estimulam a cicatrização. Por outro lado, a sua acção no funcionamento mecânico do corpo consegue que músculos e tendões fiquem mais flexíveis e que as articulações funcionem melhor.

Os movimentos utilizados nas técnicas de massagem ajudam, entre outras coisas, a oxigenar todo o corpo, levando o sangue ao seu organismo de forma mais intensa e com maior velocidade. São por isso utlizados no tratamento, mas também na prevenção de doenças da circulação sanguínea. Também, esses movimentos melhoram as funções viscerais, agindo sobre vários órgãos internos, que normalmente apresentam melhor funcionamento se massajados correctamente.

O exercício físico é também uma actividade que beneficia muito da aplicação de técnicas de massagem, por um lado na recuperação muscular, mas também na preparação para o desporto. Neste último caso, a massagem consegue ganhos significativos na prevenção de lesões, mas também na obtenção de melhores resultados, e é por isso muito usada em ambientes competitivos.

Falámos, até aqui, principalmente de técnicas que aliviam a tensão muscular, mas os efeitos da massagem são, dependendo da técnica utilizada, muito mais vastos. Efeitos menos conhecidos incluem a melhoria da respiração, o alívio da inflamação e a libertação de endorfinas. Por isso, é comum a massagem ter indicação terapêutica para problemas de sono, resolução de problemas de stress e mesmo no alívio da fibromialgia.

A lista de patologias que podem ser tratadas com massagens terapêuticas é vasta demais para ser aqui listada completamente. No entanto em algumas delas a massagem é realmente um tratamento de alto impacto. Por exemplo nas insónias, cefaleias, tensões musculares, ansiedade, diabetes, doenças coronárias, alívio da dor, problemas do sistema digestivo e urinário e complicações na saúde da pele. Há ainda um grupo de técnicas específicas que são muito úteis para certos pacientes. Falamos da massagem a crianças, em que, além dos benefícios atrás listados, ainda se conseguem melhorias no crescimento e bem-estar, e da massagem gestacional, dirigida a grávidas.

A massagem é, no entanto, uma via terapêutica muito específica, que exige especialização e muito saber por parte do terapeuta. Mesmo uma comum massagem de relaxamento, terá um efeito muito mais profundo e actuante se proporcionada por alguém com o domínio das técnicas. Por isso, procure sempre terapeutas com especialização, experiência e saber. Na Clínica Almond Blossom, esses são os requisitos mínimos de qualquer acção terapêutica, por isso pode contar connosco para lhe proporcionarmos massagens que transformarão o seu quotidiano.

Blossom, a cuidar de si.

Hipnose para o desempenho atlético

Visualizar o Pico do Desempenho Atlético e a Ligação Corpo Mente

Um artigo por niki paterianaki

A hipnose para o desempenho atlético, ou para melhorar o desempenho desportivo, tem a capacidade de ajudar o/a atleta a concentrar-se de modo a não se distrair com pensamentos negativos ou preocupações, mas sim estar no seu melhor desempenho possível. A hipnose para melhorar o desempenho desportivo é utilizada por muitos atletas e equipas de topo e já existe há muitos anos. Quer seja um atleta profissional, atleta olímpico, ou apenas desfrute de um desporto como o golfe ou o ténis numa liga ou com amigos para se divertir, a hipnoterapia pode ser uma ótima forma de melhorar o seu jogo.

Com a ajuda de um Hipnoterapeuta, um atleta pode melhorar dramaticamente o seu desempenho, estilo, postura e autoconfiança. A utilização da hipnose pode até ajudar a acelerar a recuperação física, a remover sentimentos negativos, dúvidas, stress e tudo o que possa dificultar um grande desempenho.Muitos atletas famosos usam ou já usaram a hipnose para melhorar o seu desempenho, incluindo os grandes do basquetebol Michael Jordan, Kobe Bryant, e Shaquille O’Neal, os bem conhecidos golfistas Tiger Woods e Jack Nicklaus, o grande nadador olímpico Michael Phelps e muitos outros. Também, o seu uso começa a ser generalizado em equipas desportivas profissionais, como os Chicago White Sox, a equipa nacional suíça de esqui, a equipa americana a competir no Campeonato do Atlântico de Judo, várias equipas de futebol na primeira liga britânica, Austrália, México e Brasil, assim como nos EUA, em futebol americano.

Factos Importantes sobre a Hipnose para o Desempenho Atlético

– A hipnose é uma atividade intelectual natural que TODOS os humanos experimentam TODOS os dias.

– É natural e normal, não sobrenatural ou mágica.

– Não usa anestesia nem indução por drogas.

– Não é sono, pelo que está ciente de tudo e permanece no controlo: NÃO controla a mente.

– A hipnose é uma técnica de comunicação que utiliza sugestões psicológicas: sob hipnose, a pessoa hipnotizada está mais aberta a sugestões.

– O resultado da hipnose é que ganha maior controlo sobre as suas próprias mentes e sobre as suas próprias ações.

– A hipnose é uma técnica científica de terapia psicológica.

Como Funciona: Criação de Novas Vias Neurológicas

A neuroimagiologia mostrou que com a prática mental ou ensaio mental, o cérebro muda para refletir as competências melhoradas que estamos a imaginar. O Hipnoterapeuta ajuda o atleta, utilizando a visualização e as imagens para se ver a praticar o seu desporto exatamente da forma que deseja. Este processo cria novas vias neurais no cérebro que equivalem a memórias de realizar a forma como o atleta gostaria de realizar. O corpo e a mente trabalham então em conjunto para reproduzir essa memória imaginada.

Nunca é demasiado cedo ou demasiado tarde para usar a hipnoterapia na prática desportiva. Esta terapia é ótima tanto para adultos como para crianças e adolescentes.

Como Funciona: Visualização no Desempenho Desportivo

A maioria dos treinadores eventualmente introduzirá a visualização aos seus atletas. A visualização implica que o atleta veja e experimente o sucesso na sua mente. É-lhes pedido que se imaginem a realizar exatamente como gostariam de realizar. Um Hipnoterapeuta especializado em desporto e atletismo pode ajudar com que resultados maiores sejam alcançados porque o terapeuta pode ajudar o atleta a entrar no estado de hipnose que é um estado de maior consciência, permitindo assim uma concentração muito maior e melhorando também a capacidade de visualização. Na hipnose, uma pessoa seria mais capaz de se ver a si própria a executar as tarefas com a vantagem de o resultado correto esperado ser colocado no subconsciente onde formaria a programação do atleta.

Neste estado, o terapeuta pode também ajudar a eliminar dúvidas ou medos de experiências negativas passadas. É sabido que a dúvida de si próprio é um dos contribuintes para um mau desempenho. Mesmo quando tudo o resto é feito corretamente, a dúvida pessoal pode prejudicar até mesmo o melhor desempenho do atleta. A imaginação e a memória são muito poderosas e podem sobrepor-se à razão.

Pensamentos negativos e dúvidas pessoais podem também provocar uma lesão ou uma cãibra num momento crucial.

Como Funciona: A Ligação Corpo-Mente

Esta é a “ligação mente/corpo”. Quando um atleta tem falta de confiança e não acredita que é capaz de vencer ou ser “o melhor”, o seu corpo irá, de certa forma, acompanhá-los, tendo dores, o que os proíbe de continuar na competição. É claro que isto não está a acontecer de forma consciente ou propositada.

Acontece porque os pensamentos do atleta têm tido um padrão negativo e a mente subconsciente está sempre a tentar proteger a pessoa da dor ou fracasso mental. A dor ou lesão física surge como uma saída em vez de o atleta ter de admitir que simplesmente não acredita que é suficientemente bom. Muitos atletas conhecidos têm trabalhado com hipnoterapeutas para conseguir mudanças de comportamento significativas que podem resultar em ganhos no seu desempenho.

Resultados

A hipnose pode reestruturar processos cognitivos essenciais para o desempenho atlético (autoconfiança, atenção e memória): os atletas podem tirar partido deste estado “de crença” para melhorar e explorar as potencialidades das suas condições físicas. Sugestões positivas sob hipnose podem ajudá-los a reconstruir a sua autoconfiança, permitindo-lhes concentrarem-se mais na sua tarefa para atingirem mais facilmente os seus objetivos.

A hipnose para o desempenho atlético pode aliviar a ansiedade dos atletas: o espírito negativo e a tensão mental não podem afetar apenas o seu treino diário e a sua vida, mas podem também afetar o seu desempenho em competição. O stress pode afetar tanto as funções fisiológicas como psicológicas. O primeiro inclui aumento da frequência respiratória, frequência cardíaca, e aumento da pressão arterial; o segundo inclui perceções desfocadas, reações abrandadas, e pensamento e atenção distraída. Estes fatores negativos podem influenciar o desempenho dos atletas durante as competições. A hipnose pode ser utilizada para reduzir os diferentes níveis de tensão e stress dos atletas antes e durante as competições.

A hipnose pode reduzir os medos dos atletas: os medos de um atleta individual podem evoluir para um efeito de grupo que torna desafiante a continuação do treino em grupo. Além disso, os medos podem levar a perturbações do pensamento dos atletas, incapacidade de concentração, tensão muscular relacionada, aumento do ritmo cardíaco e da respiração, fraqueza dos membros e mesmo colapso. Estes fenómenos podem causar distorções nos movimentos dos atletas e em casos graves, acidentes e lesões. Felizmente, a hipnose pode aliviar o medo, o stress, a ansiedade e pode ser utilizada para ajudar a lidar com o distúrbio do pânico.  A hipnose proporciona aos atletas uma oportunidade ideal para aprenderem a permanecer relaxados enquanto enfrentam estes medos e atuam nas competições.

A hipnose para o desempenho atlético pode ajudar os atletas a aprender e a melhorar a sua técnica: A melhoria das técnicas e táticas individuais dos atletas não depende só da melhoria da força muscular e das qualidades físicas, mas também depende da mentalidade dos atletas. Portanto, qualquer atividade física é uma combinação cérebro-corpo. Damos particular ênfase ao treino da imaginação dos atletas, uma vez que os ajuda a desenvolver as suas forças, eliminar as suas fraquezas, desenvolver as suas capacidades desportivas, permanecer confiantes, concentrados e motivados. Os atletas são frequentemente encorajados a imaginar o evento crítico no seu treino e a identificarem-se com o desempenho tanto quanto possível. Além disso, é evidenciado que a hipnose pode melhorar a qualidade da imaginação sobre a autoeficácia, a aquisição de competências e o desempenho atlético. Devido ao estado relaxado em que os atletas se encontram quando estão hipnotizados, os resultados do treino de capacidades de imaginação são melhores do que os do treino em estado de vigília, o que pode ajudar os atletas a ganhar e melhorar a sua técnica individual de forma mais eficiente. Mesmo uma intervenção hipnótica de 10 minutos pode melhorar a precisão do lançamento num teste de bola de ténis e a retenção do efeito pode durar uma semana (ver estudo Jalene e Wulf, 2014). 

A hipnose para o desempenho atlético pode ajudar os atletas a aliviar rapidamente a fadiga e restaurar a energia: O treino dos atletas é contínuo e de alta intensidade, o que pode levar a frequentes dores musculares e esforço físico. Por conseguinte, os atletas normalmente requerem um sono adequado, massagem, hidroterapia e refeições nutritivas para restaurar a sua força física e energia. Contudo, durante a competição, a fadiga e o esforço físico podem ser fatores decisivos para o sucesso ou fracasso da competição. Se um atleta tiver mais energia do que o seu adversário, pode também ter mais hipóteses de vencer do que o seu adversário. Por conseguinte, é vital repor energia e restaurar rapidamente a força física durante a competição. A hipnose pode rapidamente aliviar a fadiga e restaurar a força física.  Quando o atleta entra no estado hipnótico, os seus músculos podem ser totalmente relaxados.

A hipnose pode ajudar com o sono: é natural que os atletas possam estar nervosos antes de uma competição, especialmente quando enfrentam uma competição relacionada com a conquista de un título. Podem ter dificuldade em adormecer devido a uma tensão extrema. O sono insuficiente irá afetá-los e impedi-los de recarregar os seus corpos e restaurar as suas forças, o que irá afetar o seu desempenho no jogo do dia seguinte. A hipnose pode ajudar os atletas a entrar num estado de relaxamento. O hipnoterapeuta ajudará os atletas com problemas de sono, encorajando-os a relaxar e criando-lhes uma oportunidade para reorientarem os pensamentos e emoções. A hipnose pode também reduzir sintomas como ansiedade e depressão, bem como tratar a dor, e estes fatores estão fortemente relacionados com problemas de sono ou podem causar perturbações do sono.

Gostar de si – o objectivo para esta Primavera

Por vezes, no correr dos dias, esquecemo-nos de nós próprios, sem perceber que estamos a penalizar tanto o que fazemos como quem está à nossa volta. Esse esquecer de nós próprios, frequentemente acontece porque pomos as necessidades dos outros acima das nossas e, embora isso faça de nós uma pessoa altruísta, acaba por prejudicar também quem amamos. Como? É simples! Basta gostar de si, porque se não tiver confiança e assertividade, a sua experiência de vida não passará para quem mais ama.

De facto, sentir se bem na sua pele é fundamental, pois só assim conseguimos comunicar francamente com os outros, sabendo o que é mais necessário para a felicidade, tanto nossa como dos outros. De facto, amar-se a si mesmo é a forma mais verdadeira de ser feliz. É deixar o amor próprio liderar o caminho e permitir-se ser completo.

Só uma pessoa que se aceite, que goste de si mesma, consegue relacionar-se e tomar o seu lugar na sociedade, da forma que deseja. Também, só uma pessoa que goste de si própria é uma influência de positividade na vida dos que a rodeiam. Por isso, agora que chegou a Primavera e o mundo se abre, abra-se também você para a bondade e beleza que tem dentro de si.

No entanto, acreditamos que gostar de si mesmo começa no quanto cuida de si própria e, na Clínica Almond Blossom, sabemos que podemos ajudá-la nesse caminho.

Os nossos terapeutas despertarão a energia tem em si, para conseguir alcançar as suas metas, mas também poderá ser ganhar vitalidade e saúde com práticas milenares e de saúde contemporânea que a ajudarão a encontrar o seu equilíbrio. Também, sabemos que a saúde começa pelos aspetos mentais e, como tal, temos ao seu dispor psicologia, coaching e hipnoterapia, com profissionais altamente credenciados, que a farão desbloquear nós e amarras.

Conte connosco para encontrar o seu ponto de equilíbrio entre a sua vida e a energia que tem para a levar a bom porto, mas não se esqueça, tudo começa em si. Encontre-se nas nossas terapias e descubra como o seu amor próprio é contagiante e um motor de felicidade para quem mais ama.

Almond Blossom, cuidamos de si!

Consultas Online à distancia de um “Click”

no nosso site

A internet permite eliminar a distância e termos “quase” tudo à distância de um click, onde quer que estivermos. Porque não também cuidar de si?

Para isso, a Almond Blossom Torres Vedras disponibiliza diversas terapias em linha, a que pode aceder da comodidade de sua casa. Recomendamos que aproveite o mais possível a proximidade e a comodidade que as consultas online proporcionam, mas também que crie o melhor ambiente possível, para que as terapias decorram sem sobressaltos: encontre um espaço onde esteja sozinha, sem interrupções e prepare o conforto que precisa para aproveitar cada minuto. O resto, deixe connosco!

Utilize o botão para nos contactar e descobrir como podemos cuidar de si, onde quer que esteja, e será contactado por uma assistente, dentro do horário útil da nossa Clínica.

A psicologia e você: o que mudou com a pandemia COVID-19?

Mesmo para quem gosta de recato, ou de isolamento, o decorrer deste último ano gerou desafios que nunca tínhamos vivido. Encontrámos novas formas de interagir, plataformas electrónicas com nomes em inglês, como Zoom, Skype ou WhatsApp, mas sentimos sempre que algo mudou, que falta algo. No fundo, sentimos um sentimento de incerteza que não conseguimos explicar, a nós e aos que amamos.
Imagina o que sente uma criança que agora sai à rua, não pode tocar num banco de jardim e só vê os olhos de quem para ela ri? Sente-se preso dentro de uma realidade que lhe é estranha e que a sua compreensão é constantemente posta em questão num misto de cientificidade, opiniões e as chamadas fake news? Mais importante ainda, verifica que as suas relações sociais foram interrompidas? Que tem muito menos desses contactos, que lhe traziam uma existência agradável e eram o motor de momentos de felicidade?
Procurámos conselho para estas questões com a Dra. Rosa André, a psicoterapeuta da Almond Blossom Torres Vedras e descobrimos que, embora não haja respostas milagrosas, a psicologia pode ajudar, e muito, quem tem ainda dificuldades em viver este novo mundo. De facto, a psicologia tem sido apontada como necessária para uma vivência do Homem no mundo moderno, mas, nos tempos de uma pandemia alastrada como o COVID-19, ela tornou-se uma necessidade muito presente, até para quem nunca a tinha equacionado como uma solução.
Para a Dra. Rosa, esta nova realidade de solidão, de ficar dentro de casa e de muito menos interacções sociais, evidencia a faceta psicológica das nossas vidas. A necessidade de afetos, afinal, é uma das coisas que faz parte da nossa vivência como parte da raça humana, deste nosso planeta Terra. Esta necessidade é tão forte que alguns de nós experienciamos, neste momento, sentimentos próximos do que é uma das fases do trauma: a denegação. Ou seja, a negação que exista algum problema, a negação de que, afinal, nem tudo está bem e, também, a negação de nos vermos vulneráveis.

Saúde online ou e-Health, formas de utilizar a tecnologia para suprir necessidades; as terapias online estão perfeitamente institucionalizadas dentro da comunidade científica internacional

Felizmente, temos formas de utilizar a tecnologia para suprir algumas dessas necessidades e, neste momento, as terapias online estão perfeitamente institucionalizadas dentro da comunidade científica internacional. Face a esta situação, e porque na Almond Blossom acreditamos no conceito de mente sã em corpo são, apostámos em nos ligar a uma terapeuta referência nestas questões.
Nesse sentido, a Dra. Rosa André é alguém que está muito próxima destas questões, por um lado por uma formação e percurso ligado aos aspectos lúdicos necessários a uma psicoterapia eficiente e, por outro, porque no seu percurso ganhou competências tanto em aproveitar os novos recursos ligados à saúde online, ou e-Health, como em tratar problemas como o gaming e o gambling, que surgem da utilização dessas tecnologias.
Pode, por isso, ter a confiança de contar, também na psicoterapia, com a nossa atitude de respeito pelos técnicos, pelas regras da sua profissão e, acima de tudo, pelo privilegiar da relação entre terapeuta e paciente. Estamos à sua espera, para que a vida volte a fazer sentido em toda a sua essência.

Almond Blossom Torres Vedras, a cuidar de si!

Sabia que…

A OMS define as Medicinas Complementares como sendo medicinas que abrangem todas as terapias que não são utilizadas pela medicina convencional?

De acordo com a OMS, estas medicinas têm vindo a aumentar em todo o mundo, sobretudo em países em desenvolvimento e, também, já se tem vindo a notar um aumento em países industrializados.

• Na China, 30 a 50% da população recorre à medicina tradicional.
• No Gana, Mali, Nigéria e Zâmbia a primeira linha de tratamento para 60% das crianças com febres altas, resultantes da infeção por malária, são plantas medicinais.
• Em São Francisco, Londres e África do Sul, 75% das pessoas com HIV/SIDA usam medicinas complementares.
• Na Europa, E.U.A. e outras regiões industrializadas, mais de 50% da população recorreu a medicinas complementares, pelo menos, uma vez na sua vida.
• No Canadá, 70% da população recorreu medicinas alternativas e complementares, pelo menos, uma vez.
• Na Alemanha, 90% da população usou um medicamento natural, pelo menos, uma vez na vida.
• Segundo a FENAMAN (Federação Nacional Medicinas Alternativas Naturais), mais de 2 milhões de pessoas recorrem regularmente em Portugal às Medicinas Complementares.
• Nos E.U.A., 158 milhões de pessoas recorrem às medicinas complementares e estima-se que se gastem 17 milhões de dólares por ano em remédios naturais.
• No Reino Unido, a despesa anual com medicinas complementares ronda os 230 milhões de dólares.
• O mercado global de plantas medicinais ronda os 60 mil milhões de dólares americanos por ano e continua em constante crescimento.

Curso de Auto-conhecimento

Praticar a Qualidade de Vida,
Usar e Treinar a Mente
Dra. Carla Gaspar

Conteúdos Programáticos
Ser autor da sua história – desligar piloto automático
Libertar a criatividade – superar a rotina
Gestão de pensamentos
Trabalhar os papeis da memória – reeditar o insconsciente
A Arte do auto-diálogo
Inteligência emocional na superação de conflitos

Objectivos:
Aumentar o seu auto-conhecimento a nível de consciência,
motivação, empatia e assertividade.
Desenvolver novas perspectivas e capacidades (Soft Skills)
cognitivas e comportamentais que permitam a gestão de
stress interno e externo.
Capacidade de gerir o tempo e conflitos de modo
construtivo e sem sofrimento

26 Setembro
1 Sábado p/mês
das 14h30 às 18h30

Destinarários:
Público em Geral – vontade de aumentar o auto-conhecimento
Maximo de 06 participantes

Datas do evento:
26 de Setembro 2020
31 de Outubro de 2020
28 de Novembro de 2020
26 de Dezembro de 2020
30 de Janeiro de 2021
27 de Fevereiro de 2021
Horário do evento:
Das 14h30 às 18h30

Inscrição:
Válida após recepção de ficha de inscrição e comprovativo de pagamento
através de geral@almondblossom.pt

Curriculum do Facilitador:

Carla Gaspar
Mestre de Eng. Alimentar | Pós-graduação em Nutrição Humana |
Pós-graduação e certificação em coaching profissional, pela ISPC |
Pós-graduação em medicina anti-envelhecimento | especialização de
Psicologia em terapias cognitivo-comportamentais de 3a geração (MCFT) |
Certificação em Emotion freedom Technics pela AAMET | Directora técnica
em produtos cosméticos e suplementos alimentares | Especialista e
Consultora de nutrição e coaching integrado de saúde e bem-estar

Falar por telefone
Enviar uma mensagem
Partilhe esta página