Anorexia

O que é Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar grave, caracterizado por um medo intenso de ganhar peso. Quem sofre desta doença pode chegar a extremos para manter um baixo peso corporal, que podem ter efeitos devastadores tanto na mente como no corpo. De facto, a anorexia pode causar uma vasta gama de problemas físicos e psicológicos, e pode até ser fatal. Apesar dos sérios riscos associados à anorexia, muitos doentes estão relutantes em procurar tratamento devido ao estigma ligado à condição. A anorexia é muitas vezes vista como uma “escolha” ou um sinal de fraqueza, mas na realidade, é uma doença mental grave que requer tratamento profissional.

• Incapacidade de manter um peso normal
  • Medo de ganhar peso
  • Imagem corporal distorcida
  • Baixa autoestima

A anorexia desenvolve-se maioritariamente relacionada com situações de baixa auto-estima, que fazem que o peso e a imagem corporal sejam os factores mais importantes do sentimento de valor pessoal. São comuns traços pessoais como o perfeccionismo e a hipersensibilidade à avaliação interpessoal. Nessas situações, os comportamentos ligados à anorexia são uma tentativa de ganhar controlo sobre a própria vida. É mais comum em mulheres e adolescentes e pode ainda ser causada por acontecimentos marcantes na vida, como conflitos familiares, divórcio, abuso ou dificuldades nos relacionamentos íntimos. Se você ou alguém que conhece está a lutar contra a anorexia, não hesite em pedir ajuda. Não há vergonha em procurar tratamento para esta doença, e não há razão para sofrer em silêncio.

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina tradicional (mais assente em medicamentos e aparatologia) como na medicina tradicional chinesa, na nutrição, na psicologia e na naturopatia ( avaliação quântica, iridologia, reflexologia, entre outros), . A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar a anorexia. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.