Infertilidade

O que é infertilidade

A infertilidade feminina é definida como a dificuldade em conseguir engravidar. O tempo de análise é de 1 ano após ser tentada a gravidez, sem a utilização de métodos contracetivos e com relações sexuais distribuídas ao longo dos ciclos menstruais. É necessário esse tempo para um diagnóstico correto, já que um casal normal tem entre 15 a 25% de hipóteses de engravidar por mês e, ao longo de um ano, essa percentagem sobe para os 80%. A infertilidade é um assunto que está frequentemente envolto em segredo e tabu. No fundo, os casais que lutam para conceber sentem-se frequentemente sozinhos, na sua batalha, e podem hesitar em procurar apoio.

Quais os sintomas mais comuns?

  • Ciclos menstruais irregulares e com fluxo intenso
  • Cólicas e dores pélvicas ou nas costas
  • Alterações na pele
  • Diminuição da libido
  • Queda de cabelo
  • Ganho de peso
  • Galactorreia

O que causa esta dor?

A infertilidade é na verdade um problema muito comum, que afeta um em cada oito casais em todo o mundo e pode ter muitas causas, incluindo distúrbios endócrinos, anomalias genéticas e danos uterinos. Embora possa ser uma jornada difícil e emocional, existem muitos recursos disponíveis para os casais que enfrentam a infertilidade e muitos são os casais capazes de superar este desafio e começar uma família.

Tratamento Blossom

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina tradicional (mais assente em medicamentos e aparatologia) como na acupuntura, na hipnoterapia, na psicologia e nas massagens terapêuticas e relaxantes. A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar o infertilidade. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.

Vaginismo

O que é Vaginismo

O vaginismo é uma condição em que os músculos da vagina apertam involuntariamente, tornando as relações sexuais dolorosas ou impossíveis. Apesar da sua reputação como um tópico tabu, o vaginismo é na verdade bastante comum, afetando cerca de 4% das mulheres em todo o mundo.

Quais os sintomas mais comuns?

  • Contração involuntária da musculatura da região pélvica durante as relações sexuais
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dificuldade de manipulação da região pélvica
  • Baixa autoestima
  • Ansiedade

O que causa esta dor?

A condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo ansiedade, medo de dor, ou traumas passados. Em alguns casos, o vaginismo pode ser psicossomático, o que significa que a mente está a causar a contração dos músculos mesmo na ausência de qualquer ameaça física.

Tratamento Blossom

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina tradicional (mais assente em medicamentos e aparatologia) como na psicologia ou na osteopatia. A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar o desconforto desta doença. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.

Falar por telefone
Enviar uma mensagem
Partilhe esta página