O que é a Bulimia?
Bulimia é um transtorno alimentar em que, para compensar episódios de alimentação excessiva conhecidos como “binge eating”, um indivíduo faz um uso excessivo de laxantes ou se força a vomitar. Isto acontece devido a uma crença que isso fará com que não ganhem peso, embora isso não seja verdade, já que, na realidade, para perder peso é necessário perder mais calorias do que se ingere.
Quais os sintomas mais comuns?
Os primeiros sintomas da Bulimia são psicológicos, já que existe um desconforto do paciente com o seu próprio corpo e autoimagem. Esse desconforto faz com se perca o controlo sobre a alimentação, utilizando estratégias como o uso de laxantes, o jejum prolongado, exercício físico exagerado ou mesmo forçar o vómito.
No entanto, a Bulimia também origina sintomas físicos, normalmente causados pelos factores psicológicos. Entre eles encontram-se:
- A oscilação de peso fora do normal (ganhar muito peso e depois perder muito peso);
- A obstipação intestinal;
- Desmaios ou fraqueza;
- Danos nos dentes e mau hálito, causados pelos vômitos provocados
O que causa esta doença?
Desconhecem-se as causas da Bulimia, mas acredita-se que o desenvolvimento da doença é influenciado por fatores psicológicos, nomeadamente a recusa em aceitar a imagem que o paciente vê de si própria no espelho. Este problema é ainda reforçado socialmente pelo culto do corpo magro que assistimos no nosso tempo, que faz com que o desconforto com o próprio corpo seja comum.
Tratamento Blossom
Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina convencional como na nutrição, na psicologia e na hipnoterapia. A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar os sintomas alérgicos. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.