Colesterol elevado

O que é o colesterol?

Embora o Colesterol seja visto como prejudicial e um risco para a saúde cardiovascular, é uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo. No entanto, níveis muito altos de Colesterol, juntamente com níveis altos de triglicéridos, aumentam o risco de doenças cardiovasculares. 75% do Colesterol tem uma origem endógena, ou seja, é produzida pelo nosso organismo, enquanto os restantes 25% são provenientes da alimentação, principalmente dos alimentos de origem animal.

Principais sintomas de colesterol alto

O colesterol alto não costuma apresentar sintomas, pelo que a maioria das pessoas não sabe até fazer análises ao sangue ou, nos casos mais graves, quando sofrem alguma complicação como consequência. No entanto, o excesso de colesterol pode provocar um depósito de gordura no fígado, que apresenta alguns sinais, como bolinhas de gordura na pele ou inchaço do abdómen.

Alimentação rica em gorduras saturadas

As pessoas obesas ou com excesso de peso têm frequentemente níveis mais elevados de LDL do que as pessoas com um peso saudável, por isso o Colesterol é normalmente associado ao consumo de carnes vermelhas, queijos, banha, manteiga, bolos, biscoitos e natas.

Sedentarismo
O sedentarismo é um fator a considerar, porque praticar exercício físico é, tendencialmente, uma forma de produzir mais “colesterol bom”, uma substância útil na remoção do colesterol mau das artérias.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Tem sido demonstrado que o consumo excessivo de álcool regular tende a aumentar o colesterol para níveis pouco saudáveis.

Tabaco
Os químicos encontrados no tabaco são conhecidos por tornar mais difícil o transporte de lípidos para o fígado pelo colesterol bom, onde podem ser depositados naturalmente.

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina convencional como na  nutrição, na hipnoterapia ou na acupuntura (MTC).A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar os problemas que o colesterol pode aportar.. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.