O que é a diabetes
A diabetes é uma doença endócrina caracterizada pelo aumento dos níveis da glicose, ou açúcar no sangue, chamada de glicemia. Para medir a glicemia são feitas análises ao sangue, cujos valores variam de acordo com os alimentos ingeridos e o momento registado.
A diabetes tipo 2 é a forma mais frequente da doença, mas actualmente, e como consequência de estilos de vida pouco saudáveis, a diabetes mellitus tipo 2 passou a ser uma doença muito frequente, constituindo um grave problema de saúde pública.
Principais sintomas da diabetes
A diabetes pode, inicialmente, desenvolver-se sem causar sintomas, apesar de causar danos em diversos órgãos. Inicialmente, os sintomas podem ser muito ténues, como sentir um ligeiro cansaço, o que pode levar a serem desvalorizados pelos doentes, o que resulta em diagnósticos mais tardios.
Existem, no entanto, sintomas que estão presentes em qualquer um dos tipos de diabetes e que surgem com o evoluir da doença:
- Fome e sede que pode ser extrema;
- Fadiga (cansaço inexplicável);
- Perda de peso;
- Aumento da micção (vontade súbita de urinar);
- Problemas de visão (ex: visão turva);
- Dificuldade na cicatrização de feridas;
O que causa esta doença?
Diabetes tipo 1
A Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, e ainda existem dúvidas em relação ao que a pode causar. Apesar disso foram já identificados alguns possíveis fatores de risco, como:
- Genética: A hereditariedade é um possível fator de risco no tipo 1 da diabetes;
- Idade: O risco de desenvolver este tipo de diabetes é maior em crianças e adolescentes.
Diabetes tipo 2
A hereditariedade genética e um estilo de vida pouco saudável são normalmente identificados como as causas predominantes para a pré-diabetes e a diabetes tipo 2. O excesso de peso, por exemplo, tem um papel determinante no surgimento destas doenças.
Assim, para este tipo de diabetes, os fatores de risco são:
- Genética;
- Obesidade;
- Idade – O risco de desenvolver este tipo de diabetes é maior em pessoas acima dos 45 anos de idade;
- Etnia – Existem certas etnias (Afro-americana, Hispânica, Asiática, etc.) que elevam o risco do desenvolvimento da pré-diabetes ou diabetes tipo 2;
Diabetes Gestacional
Este tipo de diabetes ocorre em mulheres grávidas, cuja placenta, durante a gestação, produz hormonas que interferem com os efeitos da insulina.
Possíveis fatores de risco
- Genética;
- Obesidade (excesso de peso);
- Certas doenças – A síndrome de ovário poliquístico é um fator que pode elevar o risco do desenvolvimento da diabetes gestacional;
Tratamento Blossom
Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina convencional como na nutrição, na naturopatia ou na acupuntura (MTC).A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar os problemas que a diabetes pode aportar.. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.