O que é a hérnia de discal lombar
A hérnia de disco acontece quando se dá o deslocamento de parte do disco intervertebral, para fora da sua localização anatómica normal. Os discos intervertebrais são articulações entre as vértebras, que permitem o movimento da coluna vertebral e a absorção de choques. O deslocamento dos discos intervertebrais pode comprimir as estruturas nervosas vizinhas, causando dor e alterações neurológicas. No entanto a hérnia de disco lombar não tem de ser uma sentença vitalícia de dor e sofrimento. Com o acompanhamento certo, é possível viver um estilo de vida normal e activo.
Quais os sintomas mais comuns?
- dor na parte inferior da coluna
- dor na nádega, coxa, perna e pé
- cãibras na perna
- formigamento e dormência na perna e pé
- fraqueza da perna e pé
- perda de controle esfincteriano (casos graves)
O que causa esta dor?
Os discos intervertebrais são formados por uma camada externa firme, o ânulo fibroso, que envolve um centro gelatinoso, o núcleo pulposo. No seu centro encontra-se um canal, o canal vertebral, onde estão a medula e os nervos espinhais. O aparecimento de uma fenda no ânulo permite a passagem de material do núcleo para o canal vertebral, constituindo a hérnia discal, que vai provocar sintomas ao pressionar a medula ou os nervos.
Tratamento Blossom
Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina tradicional (mais assente em medicamentos e aparatologia) como na medicina tradicional chinesa, na osteopatia e nas massagens terapêuticas. A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar a hérnia discal lombar. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.