Hipertensão arterial

O que é a hipertensão?

A pressão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes arteriais ao passar pelos vasos sanguíneos. Embora todos possamos ter valores elevados em algum momento, isso não significa necessariamente que estejamos doentes. No entanto, quando os valores ultrapassam persistentemente os limites recomendados pela medicina, há o risco de hipertensão crônica, aumentando o risco proporcionalmente aos valores da hipertensão.

Saber os valores da sua tensão e como eles afetam a saúde é fundamental para prevenir e tratar a hipertensão. Deve lembrar-se que a pressão arterial é medida através de duas atividades; a primeira é chamada de pressão arterial máxima (ou sistólica), que é o momento em que o coração bombeia o sangue e a outra é a pressão arterial mínima (ou diastólica), que ocorre quando o coração está em repouso. Um profissional de saúde poderá indicar-lhe quais os valores de referência para o seu peso, idade, etc.

Principais sintomas

A maioria das pessoas com pressão alta não apresentam sintomas, por isso o diagnóstico só pode ser feito através de medições frequentes. Infelizmente, se não controlada, o primeiro alarme de hipertensão pode ser um derrame, mas há alguns sintomas que podem estar ligados à hipertensão arterial:

• cefaleias
  • tonturas
  • visão turva ou desfocada
  • hemorragias nasais
  • dor no peito
  • falta de ar
  • mal-estar generalizado.

O que causa a hipertensão

A maioria dos casos de hipertensão arterial não tem uma causa específica identificável, mas em casos raros pode ser devida a tumores endócrinos, aperto das artérias renais, coartação da aorta, entre outras condições. A idade, a genética e o historial familiar são fatores que não podem ser mudados, mas é importante estar ciente dos principais fatores de risco que podem ser modificados, como:

• tabaco
  • excesso de peso
  • sedentarismo
  • consumo exagerado de álcool
  • stress
  • consumo exagerado de sal
  • hábitos de sono incorretos
  • consumo exagerado de café

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina convencional como na  nutrição, na naturopatia ou na Med. Tradicional chinesa (acupuntura, p ex,), A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar os problemas que a hipertensão arterial pode aportar.. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.