Obstipação

O que é Obstipação

A obstipação, também conhecida por prisão de ventre, é o que se chama à dificuldade em evacuar fezes duras e secas. É mais comum em bebés e crianças mais pequenas, normalmente quando acontecem transições alimentares e é frequente as crianças ficarem muito rabugentas. A primeira recomendação é aumentar a ingestão de líquidos pelo seu filho, o que irá ajudar a suavizar as fezes e torná-las mais fáceis de passar. Depois, dê ao seu filho algum exercício suave, já que uma pequena caminhada ou alguns minutos de brincadeira ajudará a desbloquear a situação. Caso nada resulte, existem medicamentos específicos para esta patologia, mas é sinal de que deve consultar ajuda profissional.

Quais os sintomas mais comuns?

  • dor de barriga
  • desconforto e irritabilidade
  • distúrbios no sono
  • fezes muito duras
  • fezes com sangue
  • Fissuras no rabinho

O que causa esta dor?

Frequentemente, a dieta de bebés e crianças com obstipação não contém as doses indicadas de água, fruta, vegetais (incluindo leguminosas) e pão de mistura. Por outro lado, costuma ser excessivamente rica em proteína. Existe ainda a possibilidade de a prisão de ventre ser originária em mudanças comportamentais, como o treino do bacio.

Tratamento Blossom

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto namedicina tradicional (mais assente em medicamentos e aparatologia) como na medicina tradicional chinesa, na naturopatia ( avaliação quântica, iridologia, reflexologia, entre outros), na nutrição e em massagens especificas. A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar a obstipação infantil. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.

Índice

Falar por telefone
Enviar uma mensagem
Partilhe esta página