Vaginismo

O que é Vaginismo

O vaginismo é uma condição em que os músculos da vagina apertam involuntariamente, tornando as relações sexuais dolorosas ou impossíveis. Apesar da sua reputação como um tópico tabu, o vaginismo é na verdade bastante comum, afetando cerca de 4% das mulheres em todo o mundo.

• Contração involuntária da musculatura da região pélvica durante as relações sexuais
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dificuldade de manipulação da região pélvica
  • Baixa autoestima
  • Ansiedade

A condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo ansiedade, medo de dor, ou traumas passados. Em alguns casos, o vaginismo pode ser psicossomático, o que significa que a mente está a causar a contração dos músculos mesmo na ausência de qualquer ameaça física.

Cada caso é um caso e a nossa experiência diz-nos que uma avaliação atenta deverá ser sempre o 1º passo. Há soluções eficazes tanto na medicina tradicional (mais assente em medicamentos e aparatologia) como na psicologia ou na osteopatia. A Blossom tem estas valências e cada uma delas pode ajudar as pessoas a ultrapassar o desconforto desta doença. No entanto se combinarmos o melhor de cada terapêutica numa abordagem integrada e adaptada ao caso específico, a eficácia dos tratamentos poderá ser ainda mais prolongada no tempo. O nosso dia a dia clínico confirma-o.