Objetivo
Em algumas situações o trabalho pode-se tornar num monstro capaz de sugar toda a energia individual, ao ponto da vida pessoal deixar de ter espaço. O desequilíbrio de forças instala-se e o esgotamento físico e emocional são as consequências previsíveis, podendo incapacitar o indivíduo de fazer as coisas mais simples do seu dia a dia. As causas do Burnout abrangem, em simultâneo, fatores relacionados com o ambiente profissional e com a personalidade individual. O objetivo deste processo terapêutico é ajudar as pessoas a reconstruir um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida pessoal.
A quem se destina
Este programa terapêutico destina-se a uma pessoa (Mulher ou Homem) que vive em sofrimento causado por um stress profissional elevado e cativador da sua vida pessoal mas que não perdeu a motivação para construir uma vida mais harmoniosa, em que as dimensões pessoal e profissional convivem de modo saudável.
Terapias envolvidas
Psicologia, Hipnoterapia Clínica, Medicina Chinesa e Naturopatia são algumas valências que poderão estar presentes neste processo terapêutico. No entanto, o ponto de partida será sempre um diagnóstico atento.
Processo de intervenção
Fase 1 – Avaliação das necessidades, problemática e desafios da pessoa.
Fase 2 – Apresentação do processo de intervenção sujeito a validação do indivíduo.
Fase 3 – Implementação das sessões de acordo com o programa
Fase 4 – Avaliação de resultados, Fim do programa ou definição de próximos passos
Duração
O número de sessões varia de pessoa para pessoa, sendo que é expectável um mínimo de 3 sessões. Em todo o caso será na fase de avaliação em que tudo ficará mais claro. O plano de intervenção terá de ser validado pelo cliente e haverá sempre flexibilidade para o rever à medida que as sessões forem decorrendo.