Objetivo
A dor musculoesquelética pode ser causada por doenças nos ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas ou uma combinação destes quadros clínicos. É frequente também haver uma associação entre estados emocionais de stress continuado com dores musculares e dos ossos. A alimentação e o exercício físico têm igualmente uma palavra a dizer neste tipo de dores. Ultrapassar ou minimizar a dor musculoesquelética é o objetivo deste programa terapêutico e isso exige uma abordagem multidisciplinar.
A quem se destina
Este programa terapêutico destina-se a uma pessoa (Mulher ou Homem, Jovem ou Adulto) que revela quadro clínico variado e duradouro de dores musculares e dos ossos.
Terapias envolvidas
Osteopatia, Medicina Chinesa, Massagem e Nutrição são alguns dos saberes que poderão estar presentes neste processo terapêutico. No entanto, a dor é sempre específica e pessoal e o ponto de partida será um diagnóstico atento.
Processo de intervenção
Fase 1 – Avaliação das necessidades, problemática e desafios da pessoa.
Fase 2 – Apresentação do processo de intervenção sujeito a validação do indivíduo.
Fase 3 – Implementação das sessões de acordo com o programa
Fase 4 – Avaliação de resultados, Fim do programa ou definição de próximos passos
Duração
O número de sessões varia de pessoa para pessoa, sendo que é expectável um mínimo de 3 sessões. Em todo o caso será na fase de avaliação em que tudo ficará mais claro. O plano de intervenção terá de ser validado pelo cliente e haverá sempre flexibilidade para o rever à medida que as sessões forem decorrendo.