A Massagem: um mundo de bem-estar

A massagem, relaxante ou terapêutica, tem efeitos benéficos quase ilimitados para a saúde. São, por isso, utilizadas numa variedade de situações, desde o relaxamento comum até casos extremos, como nos cuidados paliativos. Também, não necessitam de ser aplicadas exclusivamente como um tratamento pós-trauma, já que a sua acção tem muitos componentes úteis à prevenção.

Parte da razão dessa polivalência é o facto de a massagem não ter dor associada, conseguindo mesmo assim efeitos notáveis, como a redução dos níveis de cortisol, a hormona criada pelo stress. De facto, as técnicas de massagem promovem a circulação sanguínea e linfática, mas também aumentam o fluxo de nutrientes no organismo, solucionam edemas e tratam hematomas e estimulam a cicatrização. Por outro lado, a sua acção no funcionamento mecânico do corpo consegue que músculos e tendões fiquem mais flexíveis e que as articulações funcionem melhor.

Os movimentos utilizados nas técnicas de massagem ajudam, entre outras coisas, a oxigenar todo o corpo, levando o sangue ao seu organismo de forma mais intensa e com maior velocidade. São por isso utlizados no tratamento, mas também na prevenção de doenças da circulação sanguínea. Também, esses movimentos melhoram as funções viscerais, agindo sobre vários órgãos internos, que normalmente apresentam melhor funcionamento se massajados correctamente.

O exercício físico é também uma actividade que beneficia muito da aplicação de técnicas de massagem, por um lado na recuperação muscular, mas também na preparação para o desporto. Neste último caso, a massagem consegue ganhos significativos na prevenção de lesões, mas também na obtenção de melhores resultados, e é por isso muito usada em ambientes competitivos.

Falámos, até aqui, principalmente de técnicas que aliviam a tensão muscular, mas os efeitos da massagem são, dependendo da técnica utilizada, muito mais vastos. Efeitos menos conhecidos incluem a melhoria da respiração, o alívio da inflamação e a libertação de endorfinas. Por isso, é comum a massagem ter indicação terapêutica para problemas de sono, resolução de problemas de stress e mesmo no alívio da fibromialgia.

A lista de patologias que podem ser tratadas com massagens terapêuticas é vasta demais para ser aqui listada completamente. No entanto em algumas delas a massagem é realmente um tratamento de alto impacto. Por exemplo nas insónias, cefaleias, tensões musculares, ansiedade, diabetes, doenças coronárias, alívio da dor, problemas do sistema digestivo e urinário e complicações na saúde da pele. Há ainda um grupo de técnicas específicas que são muito úteis para certos pacientes. Falamos da massagem a crianças, em que, além dos benefícios atrás listados, ainda se conseguem melhorias no crescimento e bem-estar, e da massagem gestacional, dirigida a grávidas.

A massagem é, no entanto, uma via terapêutica muito específica, que exige especialização e muito saber por parte do terapeuta. Mesmo uma comum massagem de relaxamento, terá um efeito muito mais profundo e actuante se proporcionada por alguém com o domínio das técnicas. Por isso, procure sempre terapeutas com especialização, experiência e saber. Na Clínica Almond Blossom, esses são os requisitos mínimos de qualquer acção terapêutica, por isso pode contar connosco para lhe proporcionarmos massagens que transformarão o seu quotidiano.

Blossom, a cuidar de si.

Falar por telefone
Enviar uma mensagem
Partilhe esta página