Perder peso ou perder volume?

Num mundo em que o nosso estilo de vida convida a ganhar primeiro umas gramas e depois uns quilos a mais, aparecem muitas vezes no nosso radar dietas que não são nada abaixo de milagrosas. Estas dietas podem fazer-nos perder peso num curto espaço de tempo, mas estão normalmente associadas a perdas de massa muscular e água, o que nos faz ficar mais cansados e mais irritáveis, além de terem resultados que não conseguem ser prolongados no tempo.

Mas então, como proceder? Não há resultados infalíveis, mas a ciência corrobora que o caminho que devemos traçar deve estar mais focado na perda de volume que na perda de peso.

O QUE TENHO FEITO MAL?

A perda de volume será o caminho mais correcto porque, a maior parte das vezes, o que pretendemos é parecermos melhor nas nossas roupas ou termos uma figura que consideramos mais agradável, quando nos vemos ao espelho. No entanto, muitas dietas resultam em nos pesarmos constantemente, como se fosse esse o único objectivo. Isto advém de muitas dietas serem centradas em restrições calóricas aliadas a exercício físico que nos faz suar, como correr, andar de bicicleta ou nadar.

A ideia subjacente é queimar calorias para reduzir o peso, um conceito que é difícil de manter a longo-prazo, nomeadamente porque podemos abrandar o metabolismo e entrar em carência de nutrientes caso não façamos boas escolhas alimentares, levando a que tenhamos cada vez mais fome e ao mesmo tempo tenhamos de comer cada vez menos.

ENTÃO, QUAL É A SOLUÇÃO?

Os processos de emagrecimento mais bem-sucedidos passam por um foco em perder gordura, não peso. Se mudarmos as nossas percentagens de gordura corporal, o nosso corpo ficará mais definido, tonificado e esbelto. No entanto, como a gordura pesa menos que a massa muscular, poderá não notar diferenças radicais no seu peso, mas, porque a gordura ocupa mais espaço, o seu corpo irá ficar mais magro e com menos volume.

Este conceito, não só mostra como uma dieta focada inteiramente no peso é falaciosa, como também indica o caminho para um corpo mais magro, saudável, bonito e leve. Ou seja, uma dieta em que se procuram resultados prolongados terá que incluir a tonificação muscular, através da combinação de exercícios cardiovasculares e pesos, não para ganhar massa, mas para substituir o peso da gordura por músculo.

Os resultados serão mais permanentes e facilmente verificáveis por uma avaliação da sua massa muscular. Por isso, se pretende verificar o progresso do seu emagrecimento, meça o diâmetro do ventre, da cintura, coxas, pernas e braços.

MAS… E QUAL A DIETA INDICADA?

Não existem receitas milagrosas que façam bem ao seu corpo e tragam bem-estar a longo prazo, mas, deve procurar uma dieta rica em vegetais e proteínas que potencie os resultados da sua actividade física. Para isso, nada melhor que se aconselhar junto da Almond Blossom, onde além de um acompanhamento profissional da sua nutrição terá à disposição um vasto conjunto de especialidades terapêuticas que ajudarão a que tudo funcione.

Fontes: https://joananutricao.blogspot.com/ e https://medium.com/@firdosi/why-is-losing-volume-more-important-than-losing-weight-e798ca698f0a

Falar por telefone
Enviar uma mensagem
Partilhe esta página